Lábios mentirosos

0

Provérbios 12:22 diz que os lábios mentirosos são abomináveis para Deus – “Mentir” significa dizer uma falsidade deliberada ou intencional.
O que a Bíblia diz sobre a mentira? A língua mentirosa não é algo que Deus somente odeia, é também algo que é uma abominação diante dele. Provérbios 6:16-19 diz: “Há seis coisas que o Senhor detesta”, (as últimas seis coisas que o Senhor odeia e as seguintes) há sete que ele abomina: olhos altivos,
  1. língua mentirosa, e
  2. mãos que derramam sangue inocente;
  3. coração que maquina projetos iníquos,
  4. pés que se apressam a correr para o mal;
  5. testemunha falsa que profere mentiras,
  6. e o que semeia contendas entre irmãos.”
O que constitui uma mentira, de acordo com a Bíblia? Qualquer coisa que não seja a verdade é uma mentira de acordo com a Palavra de Deus.
Como crentes, não devemos contar mentiras. Os cristãos não devem exagerar seu discurso, que é uma forma de mentir. Uma outra forma é o que algumas pessoas chamam de ”mentirinhas” para não ferir alguém, e não altera que realmente seja uma mentira. Muitas vezes, precisamos orar e pedir por sabedoria, seleccionando cuidadosamente as palavras enquanto o Espírito Santo nos guia, mas não se deve mentir.
Existem muitas outras formas de mentira. Por exemplo, a hipocrisia é uma forma de mentira. 1 João 2:4 ensina que: “Aquele que diz: “Eu o conheço”, e não guarda os seus mandamentos é mentiroso e a verdade não está nele.”
Outra forma de mentir é fazer falsas promessas que podemos manter, mas simplesmente não as cumprimos. Números 23:19 diz: “Deus não é homem para que minta … Porventura, tendo ele dito, não o fará? ou, havendo falado, não o cumprirá? A implicação é que, quando uma pessoa faz uma promessa que poderia manter, mas se recusa a fazê-lo, ele ou ela mente. Deus não atua desta maneira, mas pessoas costumam fazer isto.
Depois, há a meia-verdade, em que uma pessoa diz uma coisa que é tecnicamente correta, mas deliberadamente omite factos importantes ou conta a história de tal maneira que leva as pessoas a chegar a uma conclusão falsa. No Antigo Testamento, por exemplo, os irmãos de José o venderam para ser escravo. Depois levaram seu casaco, mergulhado em sangue de um animal, para seu pai Jacó, e disseram que tinham encontrado este casaco. Jacó, é claro, concluiu que José havia sido morto por um animal selvagem, que é exatamente o que os filhos de Jacó queriam que ele acreditasse, mas eles nunca divulgaram a verdade (Gênesis 37:31-33). No entanto, eles tinham deliberadamente enganado seu pai para acreditar em uma mentira.
Mentira e engano não são reconciliáveis com a justiça. Se alguém é honesto e confiável, então esta pessoa não mente ou engana. Ser honesto e confiável é parte integrante de ser justos. Provérbios 13:5-6 diz: O justo odeia a palavra mentirosa, mas o ímpio se faz odioso e se cobre de vergonha. A justiça guarda ao que é reto no seu caminho; mas a perversidade transtorna o pecador.”
Apocalipse 21:8 diz que todos os mentirosos terão sua parte no lago de fogo, que é a segunda morte.
Como cristãos, nosso comportamento deve representar e manifestar o caráter da verdade de Deus. Mateus 5:37 diz: “Diga-se pois simplesmente, ‘Sim ou ‘Não . O que passa daí vem do maligno.”
Efésios 4:15 nos diz que devemos “falar a verdade em amor” e um pouco mais adiante, no versículo 25, lemos: “Deixem a mentira e falem verdade uns com os outros…”
Assim se somos filhos de Deus, a verdade deveria ser evidente em tudo que fazemos. Devemos lembrar-nos de que o contrário da verdade é a mentira e o diabo é chamado “o pai de mentiras” João 8:44. Quando mentimos, estamos nos alinhando com o mau em vez de Deus.
Como crentes, devemos nos abster de falar mentiras e pedir ao Senhor para nos dar convicção por intermédio do Espírito Santo quando mentimos, para que possamos imediatamente arrepender. Se amamos o nosso Senhor podemos ser vitoriosos!
Marcadores

buttons=(Aceito) days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Leia Mais
Accept !
SUBIR