Ades foram proibidos em todo o território nacional após ter sido encontrado solução de limpeza em lote

0

Brasília  - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou hoje (18) que aguarda informações sobre a verdadeira extensão do problema registrado pela empresa Unilever Brasil Industrial com produtos da marca Ades. Resolução do órgão publicada hoje no Diário Oficial da União suspendeu a fabricação, a distribuição, a comercialização e o consumo, em todo o território nacional, de todos os lotes de produtos Ades da linha de produção TBA3G, na fábrica da empresa em Pouso Alegre (MG).
A medida engloba todos os sabores do produto. Na semana passada, a fabricante informou que havia identificado uma falha no processo de higienização das máquinas dessa linha de produção, o que resultou no envasamento de embalagens com solução de limpeza em um lote do produto com sabor maçã. Por meio de nota, a Anvisa explicou que a suspensão foi tomada por precaução e para proteger a saúde da população brasileira.
Segundo o órgão, está programada para hoje uma inspeção sanitária feita por autoridades estaduais e municipais na fábrica em questão. Serão verificadas as condições sanitárias de produção e também se a falha identificada pela empresa foi solucionada. “Caso seja verificado que o problema tenha, de fato, sido solucionado e que não atingiu outros lotes e sabores, os produtos poderão ser, novamente, liberados pela Anvisa”, informa a agência reguladora.
O consumidor que comprou os produtos não deve consumi-los, orienta a Anvisa. Em casos de queimaduras ou outros sintomas, a recomendação é que a pessoa procure imediatamente atendimento médico. Para troca o produto ou receber o reembolso, o consumidor deve entrar em contato com o fabricante. A solicitação pode ser feita gratuitamente pelo SAC no 0800 707 0044, das 8h às 20h, ou pelo e-mail sac@ades.com.br. Em casos de dúvidas, a Anvisa dispõe de uma Central de Atendimento, pelo telefone 0800 642 9782.
A empresa se manifestou sobre o assunto por meio de uma nota oficial em seu site. Confira o texto abaixo na íntegra.
Na segunda-feira, dia 18/3/2013, a ANVISA publicou a Resolução RE 1005, em que decidiu, de forma preventiva, suspender a produção de novas unidades de AdeS na linha TBA3G, uma das 11 linhas de fabricação de AdeS. A ANVISA também suspendeu a distribuição, a comercialização e o consumo de todos os lotes fabricados nessa linha, TBA3G, identificados com as iniciais AG.
A Unilever informa que:
(i) O problema de qualidade, já informado ao público em 13/3/2013, limita-se a 96 unidades de AdeS sabor maçã, 1,5 litro, lote AGB25, produzidas na linha TBA3G na fábrica de Pouso Alegre;
(ii) Desde o dia 13/3/2013, nenhum produto fabricado na linha TBA3G foi distribuído ao mercado. A linha encontra-se inativa;
(iii) Já identificou a causa do problema de qualidade e implementou as medidas corretivas correspondentes;
(iv) Já iniciou o cumprimento das determinações da ANVISA publicadas na segunda-feira,dia 18/3/2013, incluindo a retirada do mercado das unidades produzidas na linha TBA3G;
(v) Está colaborando com a ANVISA com o fornecimento de todas as informações necessárias para a revogação da interdição cautelar, o que possibilitará o retorno da fabricação na linha TBA3G, bem como a liberação para a distribuição, a comercialização e o consumo dos lotes de AdeS com iniciais AG (exceto AGB25);
(vi) Todos os demais produtos AdeS não correspondentes aos lotes com iniciais AG permanecerão no mercado, encontrando-se em perfeitas condições para consumo.
Estamos seguros de que nossa plena colaboração com as autoridades pertinentes resultará em uma rápida solução para o benefício do consumidor.
Unilever Brasil

http://www.jornalnh.com.br

buttons=(Aceito) days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Leia Mais
Accept !
SUBIR