11 de dez de 2016

A Técnica Alexander visa a reeducação da mente e do corpo, encontrando um novo balanceamento de tensões e forças.




A Técnica Alexander é uma maneira de aprender a eliminar a tensão desnecessária que você põe no seu corpo. Dessa maneira, todos os movimentos são pensados, proporcionando um alto grau de bem-estar. Analisando os maus hábitos, a técnica corrige encurtamentos, tensões, distensões, afrouxamentos e outros diversos problemas na estrutura humana, utilizando somente exercícios energéticos e sem qualquer equipamento ou material além do próprio corpo.
Ao focar em um movimento, o cérebro aprender a gastar somente a energia realmente necessária para aquela ação – cantar, dançar, correr, dirigir, trabalhar, etc. Não é como a academia com uma série de exercícios de força. A Técnica Alexander visa a reeducação da mente e do corpo, encontrando um novo balanceamento de tensões e forças.
Frederick Matthias Alexander (1869 – 1955), natural da Áustria, foi um ator que tinha laringite crônica toda vez que atuava. Frustrado com a falta de ajuda dos médicos, começou a pesquisar sobre o que poderia ser a causa da doença e percebeu um foco de extrema tensão na região da garganta e pescoço toda vez que se portava no palco. Sua cura foi tão impressionante que colegas e médicos começaram a se interessar pelo seu tratamento, estudado por mais de 50 anos e lecionado por 35 anos.
Para o ator, a mente e o corpo seriam indivisíveis e, muitas vezes, faríamos coisas de formas diferentes do que pensamos fazer. Observando todos os detalhes e estrutura do corpo, Alexander entendeu que as pessoas deixaram de se portar como deveriam – encurvados e tencionados, com uma estrutura diferente da formação original do organismo. Os males de uma respiração errada podem afetar até a postura. Pensando nisso, Alexander instruiu pessoas a aplicar a técnica em alguns pacientes.
O sucesso foi tanto que diversos músicos, artistas, atletas e até mesmo profissionais de outras áreas procuraram especialistas para aplicarem a técnica no dia a dia. Durante as aulas, normalmente de 30 a 45 minutos, os professores observam a postura, o caminhar e até mesmo a forma de sentar do aluno, instruindo exercícios com alta carga energética para tirar, colocar ou distribuir a tensão de alguns focos do corpo.
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