Sim! Você deveria ingerir Gorduras!

0



Para introduzir o assunto preciso desabafar, a verdade é que existe um sério descompasso entre as descobertas médicas e a utilização destas descobertas na prática médica. Trabalho publicado nos Estados Unidos há alguns bons anos demonstra que quando o conhecimento médico é validado, testado e já está disponível para a utilização, leva em média nada mais nada menos que 17 anos para que a medicina tradicional aproveite isso e use em seu dia a dia.

Imagine você um profissional que a vida inteira se baseou em uma teoria como por exemplo a que hormônios dão câncer. De repente ele começa a ver que trabalhos e mais trabalhos vão sendo publicados no sentido de comprovar o óbvio, que hormônios iguais aos do corpo podem ser usados e obviamente não causam câncer (se causasse câncer o jovem com seus 20 anos estaria tomado de câncer, pois está no ápice de seus níveis hormonais).

Este mesmo profissional terá que re estudar toda uma teoria e encontrar tempo, paciência e acima de tudo humildade para reconhecer que aquilo que ele praticava estava errado, fazer o que, medicina é isto mesmo, muda conforme as coisas vão se esclarecendo.

Infelizmente acontece. Há profissionais de saúde preferiram fechar os olhos, os ouvidos, pensar que é melhor continuar praticando aquilo que foi aprendido na faculdade sem ter que ir atrás de atualização e pronto, muita “dor de cabeça” ter que mudar conceitos que sempre foram ensinados como verdades absolutas como a velha frase “gordura causa aumento de colesterol, engorda e causa infarto”.


O Paradigma da Gordura



As coisas não deveriam ser assim. Paradigmas como o da gordura foram criados há muitos anos sem comprovação científica e tornaram-se regras de ensino.

Mas essas teorias antigas que foram aceitas como verdades custaram muito caro à população que fica cada vez mais doente e, no caso da troca da gordura pelos carboidratos, levou a população a engordar absurdamente. É uma pena para as pessoas, os alunos que se formam deveriam estar atualizados, sairão com toda certeza com muitos conceitos obsoletos.

É importante que você saiba que levamos 10 mil anos para saber em medicina o que sabemos hoje e a previsão é que a base deste conhecimento irá simplesmente duplicar nos próximos 4 anos.

A falta de aceitação das evoluções da medicina e a insistência da medicina tradicional em simplesmente cegar seus olhos diante da ciência é um problema. Isto tudo que escrevi aqui é resultado de artigos científicos, não sou eu quem está dizendo.

E é exatamente um exemplo disso que trago a vocês hoje. Vou simplesmente traduzir o resumo de um artigo que foi publicado há mais de cinco anos! E o pior é que muito antes disso, já sem ter a força de vontade e paciência também de escrever estudos, médicos já sabiam disso e pregavam estas teorias.


Quais os Benefícios da Gordura?



Aqui está o foco do artigo de hoje, trechos do artigo do livro dos médicos Michael e Mary Eades, The 6-Week Cure for the Middle-Aged Middle (A cura em 6 semanas para o meio da meia-idade), chamado 7 Razões para comer mais Gordura Saturada.

Os dois médicos observam que não importam as nuances das histórias dos habitantes do quartel anti-gordura, um aspecto de seus conselhos permanece fielmente constante: “Você devia limitar drasticamente o seu consumo de gorduras saturadas.” Mas as gorduras saturadas realmente aumentam o seu risco de doença cardíaca e ou de elevar seu colesterol? Uma única palavra: não!
De fato, os seres humanos precisam delas, e aqui estão apenas algumas razões que justificam isso:

1) Melhora dos fatores de risco cardiovasculares: a gordura saturada desempenha um papel chave na saúde cardiovascular. A adição de gordura saturada na dieta reduz os níveis de uma substância chamada lipoproteína (A) que tem forte correlação com o risco para doença cardíaca.

2) Ossos mais fortes: a gordura saturada é exigida para o cálcio ser eficazmente incorporado ao osso. De acordo com uma das mais importantes experts em pesquisas em gorduras dietéticas e saúde de humanos, a Drª. Mary Enig, Ph.D., essa seria a razão para que algo em torno de 50 por cento das gorduras alimentares serem na forma de gordura saturadas.

3) Saúde do fígado melhora: a gordura saturada foi demonstrada proteger o fígado do álcool e dos medicamentos, inclusive do acetaminofen (tylenol®) e outras drogas comumente usado para dor e artrite.

4) Pulmões saudáveis: para função adequada, os espaços aéreos dos pulmões têm que ser cobertos com uma camada fina de surfactante pulmonar. O conteúdo gordo de surfactante do pulmão é 100 por cento ácidos graxos saturados. A substituição destas gorduras críticas por outros tipos de gorduras torna o surfactante defeituoso e potencialmente causado de dificuldades respiratórias.

5) Cérebro saudável: seu cérebro é principalmente feito de gordura e colesterol. A maior parte dos ácidos graxos no cérebro são realmente saturados. Uma dieta que restringe gorduras saturadas saudáveis rouba o seu cérebro das matérias-primas que precisa para funcionar de forma ótima.

6) Sinalização de nervo adequada: algumas gorduras saturadas, particularmente aquelas encontradas na manteiga, banha, gordura de coco, e gordura de palma, funcionam diretamente como mensageiras de sinalização que influenciam o metabolismo, incluindo algumas tarefas críticas como a liberação apropriada da insulina.

7) Sistema imunológico forte: as gorduras saturadas achadas na manteiga e gordura de coco (ácido mirístico e ácido e láurico) desempenham papéis chave na saúde imunológica. A deficiência de ácidos graxos saturados nas células brancas do sangue diminui sua habilidade de reconhecer e destruir invasores externos, como vírus, bactérias, e fungos.

Veja bem que não estou aconselhando que comece a ingerir o máximo possível de gorduras, estou mostrando fatos e fontes que levam a comprovar a vocês aquilo que sempre digo a respeito do atraso da medicina e o quanto as pessoas poderiam estar sendo beneficiadas pelos avanços que simplesmente não chegam a elas.
Espero que tenha servido no sentido da orientação da ingestão de gorduras saudáveis com moderação, tenha em mente que o recomendável é que 28% da ingestão calórica diária seja gordura, encontrada nos alimentos, nunca em produtos industrializados.
Algumas considerações finais sobre o assunto:
Gordura não vira colesterol, não há via metabólica para este processo.
Carboidratos viram gordura, então estes são grandes vilões quando em excesso e dependendo da qualidade dos mesmos; note que existem aminoácidos classificados como essenciais, gorduras também, no entanto não há nenhum carboidrato com a classificação de essencial à vida.
Determinadas gorduras são essenciais à vida, então não tenha medo, busque orientação e simplesmente respeite o excesso, priorizando as de boa qualidade, muitas dúvidas surgem aí, já indico que leia os artigos sobre a maionese e prometo em breve artigos sobre coco, abacate, ovo, azeite de oliva, lendo eles será possível identificar o que é bom e o que é ruim.
Uma dieta saudável e balanceada deve contar com o mínimo de 25% da ingestão calórica de gorduras boas.
Pesquisas mostram que quando mulheres entram em dieta, aquelas que se alimentam comendo um maior percentual de gordura total em suas dietas como gorduras saturadas perdem mais peso.



Dr. Victor Sorrentino
Marcadores

buttons=(Aceito) days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Leia Mais
Accept !
SUBIR